Pular para o conteúdo principal

Charles Darwin e a Mulher de Chifre


Charles Darwin é considerado um dos maiores nomes da ciência pelos seus estudos biológicos que comprovariam as origens das espécies e por conseqüência a origem e desenvolvimento do homem. O chamado Evolucionismo Darwinista influenciou toda uma geração de pensadores do século XIX.
A idéia de que o homem descende de um primata e que a partir das condições geográficas, climáticas e sociais chegou ao que somos hoje, revolucionou o meio científico e reforçou a idéia da importância do homem compreender o seu passado, isto é, como um ser histórico, com uma trajetória evolutiva rumo a sociedades cada vez mais complexas. Darwin reforça uma discussão que se inicia no século XV com os descobrimentos marítimos, que é o da origem da humanidade sobre o ponto de vista científico, racionalizando a idéia de surgimento do homem através de um processo evolutivo linear, com alguns saltos rumo ao progresso material e social, reforçando a idéia da compreensão do tempo e da memória que juntos justificam a teoria da evolução das espécies.
O que diria Charles Darwin da matéria publicada no jornal chinês O Diário do Povo, que exibe uma mulher de 101 anos que vive em uma aldeia da província central chinesa de Henan que passou a desenvolver, na parte esquerda de sua testa, um "chifre" de cor negra e quase seis centímetros de comprimento? A idosa, chamada Zhang Ruifang, vive no pequeno povoado de Linlou. A protuberância apareceu no ano passado, e desde então vem crescendo, chegando aos seis centímetros atuais. O chifre parece o de uma cabra, como destaca o jornal, que publicou fotos da mulher na internet. O chifre, formado por queratina (substância encontrada nos pelos e as unhas humanas) não causa dor ou problemas à idosa. As imagens da chinesa ganharam destaque em muitos veículos de imprensa de todo o mundo, especialmente na imprensa britânica, onde foi destacado que este tipo de protuberância é um tumor benigno que costuma aparecer com frequência em pessoas de idade avançada, embora muito raramente alcance tamanho tão grande. Uma protuberância similar está aparecendo no lado direito da testa da mulher, também de cor negra, embora por enquanto tenha tamanho muito menor, e o aspecto de uma simples pinta.

Comentários

  1. Olá Mario, achei genial o seu trabalho na faculdade.
    Pode deixar que vou seguir seus posts.
    voce que é interessado nesse tema veja o link:
    http://www.imagick.org.br/pagmag/themas2/jesusvivo.html
    Abraços
    Solange

    ResponderExcluir
  2. Gostei da matéria, uma mulher de chifre é bem engraçado. Será que é uma evolução da espécie?

    ResponderExcluir
  3. Mais interessante ainda foi o comentário do Guilherme. Hehehehe! Esses garotos são demais!

    ResponderExcluir
  4. Rambaldi, boa tarde!

    Muito legal e diferencidado esse tipo de trabalho. Gostei muito. Estarei repassando aos meus amigos.

    Forte abraço.
    Rafael Azevedo

    ResponderExcluir
  5. Amigo, já estou elaborando algo instigante!

    ResponderExcluir
  6. Hoje, indubitavelmente, sabemos que o homem é um cidadão para si, pois o mesmo tem ciência de seu processo econômico e, sobretudo, de suas aspirações como ser social, que não o era na sociedade primitiva. Em contraste, considerando a questão fenotípica do assunto tratado, podemos levantar duas questões: Darwin teria uma explicação no contexto puramente evolutivo para isso? Ou realmente trataria de um tumor benigno?
    É cômico quando os cientistas “supõe” que seja um tumor o problema de Zhang Ruifang, visto que há outro vestígio (uma macha ao lado, na testa) que descarta essa possibilidade, arrolando assim no rol de alguns quadrúpedes esta maravilha da natureza. Prefiro me aderir à corrente evolucionista e considerar que a evolução ainda nos surpreende e persiste com o que consideramos aberrante.
    O que afirma a existência da evolução dos seres são os vestígios paleontológicos e arqueológicos, assim como também a utilização da anatomia comparada. Porém, mesmo com a complexidade destes parâmetros científicos para datar e classificar os seres, ainda não nos oferecem uma fidedignidade dos resultados, visto que grande parte é concluída por hipóteses, as quais devem ser endossadas pelo empirismo.
    Os cientistas preferiram classificar a habitante de Linlou como uma portadora de um tumor benigno; mas a questão é a seguinte: por que somente numa idade avançada algumas pessoas desenvolveriam este tumor? Opa! Temos, aí, uma outra questão: o tempo. Foram necessários anos de vida, um momento de encanecimento, de decrepitude para o desenvolvimento de tal raridade fenotípica, o que reflete mais ainda o cunho evolutivo___ a metamorfose pelo tempo.

    ResponderExcluir
  7. Muito intrigante seu comentário amigo Luciano, pelo que pude notar vc acredita que é um caso de evolução da espécie humana, mas por que evoluir justamente em uma mulher um chifre. Qual será a força operando aqui? Que corrente científica pode explicar o fato?
    Mesmo assim adorei seu comentário.

    ResponderExcluir
  8. Fernanda Ribeiro, com toda mesura, acato seu comentário relutante, porém não descarto que sua idéia tenha sido um pouco lacunosa. Primeiro, evolução tem um certo grau de contingência; segundo, o cariótipo humano, isto é, todo nosso código genético funciona, embora com certas leis naturais, aleatoriamente. Patentemente, sua opinião tem certo cunho religioso quando você menciona “força”; mas, prefiro acreditar na Força de Expressão.
    Quando uma bactéria sofre mutação, ela evolui; de modo que tenha alcançado uma dada certa resistência a alguns antibióticos: e isto é aleatório. Pois não podemos prever tal proeza do mundo animal. Sim, sim, pode haver outra força operante neste fenômeno; mas gostaria que você evidenciasse e exemplificasse tal força, pois o seu comentário foi lacunoso neste ponto. Entende, agora?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Fantástico Cão Sarampo.

  Uma das histórias mais incríveis à disposição do turista em Araxá é de um cão da raça dog alemão, batizado como "Sarampo" pelo dono - Adolpho José de Aguiar, membro de uma família tradicional da cidade. Sarampo maravilhou crianças e adultos pelo país nos anos 60 ao realizar as quatro operações matemáticas e atender a pedidos de seu dono pelo telefone, como buscar cigarros ou carne no açougue e passar na farmácia e se pesar. Às perguntas de Adolpho que cabiam respostas numéricas Sarampo respondia com latidos. Um fato interessante envolvendo a história de Sarampo ocorreu quando Araxá recebia uma comitiva comercial da Rússia, chefiada pelo próprio embaixador russo no Brasil. Após o jantar, exibiram aos russos as proezas de Sarampo, ele somou, dividiu, diminuiu e multiplicou, e quanto mais aplausos recebia, mais exibido ficava. Adolpho pediu a Sarampo que cumprimentasse cada convidado dando sua pata. Chegando em frente ao embaixador russo, Sarampo parou, sentou e o

Ogros - Do Folclore Europeu ao Shrek da DreamWorks

Uma criatura mitológica, meio homem, meio monstro. Sempre caracterizado com proporções avantajadas em relação a um ser humano normal, é geralmente gordo, careca e sujo. Pode ter um ou dois olhos, chifres e grandes dentes. Reza a lenda que vivem em florestas isoladas e escuras. Retratados em antigos folclores europeus e contos de fadas como devoradores de humanos, a exemplo do ogro de "O Pequeno Polegar". Só neste século ganharam uma cara mais simpática, com o desenho animado "Shrek", da DreamWorks, em que o protagonista é um ogro verde engraçado, mal-educado e bonzinho que se apaixona por uma princesa. Novas versões do monstro também estão presentes em vários jogos de estratégia para computadores. Por fim, ainda hoje os ogros correspondem no sentido metafórico a pessoas desagradáveis, que exploram, agridem e perturbam os demais. O nome "ogro" vem do francês e acredita-se que o termo tenha sido inspirado pelos trabalhos do autor italiano Giambattista Ba

Nova Friburgo - "A Suiça Brasileira"

Nova Friburgo é uma cidade serrana que encanta pelo seu clima e pela natureza exuberante. Localiza-se no centro-norte do estado do Rio de Janeiro, na mesorregião do centro fluminense a uma altitude de 846 metros, ficando a 131 km da capital carioca, 450 km de Belo Horizonte-MG e 590 km de Vitória-ES. Sua população estimada em 2009 era de aproximadamente 180 mil habitantes. Em uma região que compreende cerca de 12 municípios do centro norte Fluminense é a segunda maior cidade atrás apenas de Petrópolis. Colonizada inicialmente por 261 famílias Suíças por volta de 1818 o município foi batizado em homenagem à cidade de Fribourg (Friburgo em português) de onde partiram a maioria das famílias. Nova Friburgo foi a primeira colônia fundada no Brasil que não era formada por portugueses, tornando-se assim a verdadeira “Suíça Brasileira”. Cidade de clima agradável é considerada a mais fria do estado. Chegando a registrar temperaturas abaixo de zero em períodos do dia durante o inverno. Há reg