Pular para o conteúdo principal

O Fantástico Cão Sarampo.



Uma das histórias mais incríveis à disposição do turista em Araxá é de um cão da raça dog alemão, batizado como "Sarampo" pelo dono - Adolpho José de Aguiar, membro de uma família tradicional da cidade.
Sarampo maravilhou crianças e adultos pelo país nos anos 60 ao realizar as quatro operações matemáticas e atender a pedidos de seu dono pelo telefone, como buscar cigarros ou carne no açougue e passar na farmácia e se pesar. Às perguntas de Adolpho que cabiam respostas numéricas Sarampo respondia com latidos.
Um fato interessante envolvendo a história de Sarampo ocorreu quando Araxá recebia uma comitiva comercial da Rússia, chefiada pelo próprio embaixador russo no Brasil. Após o jantar, exibiram aos russos as proezas de Sarampo, ele somou, dividiu, diminuiu e multiplicou, e quanto mais aplausos recebia, mais exibido ficava. Adolpho pediu a Sarampo que cumprimentasse cada convidado dando sua pata. Chegando em frente ao embaixador russo, Sarampo parou, sentou e ofereceu a pata direita. Então Adolpho falou: “Ele é comunista!” rapidamente Sarampo recolheu a patinha direita e, para espanto geral, gentilmente estendeu sua pata esquerda.
Reconhecido como um fenômeno, o cão se apresentou em programas de TV e suas proezas foram confirmadas por inúmeras personalidades, como Assis Chateaubriand, José Maria Alkmim, Waldir Pires, Arnon de Mello, Israel Pinheiro, o matemático Malba Tahan, entre muitas outras.
Com o dinheiro das apresentações de Sarampo na TV foi construída em Araxá a maior creche da cidade, a Casa de Nazaré na avenida Getúlio Vargas.
Conforme contam em Araxá, quando seu dono morreu, Sarampo acompanhou o enterro, acomodou-se ao lado do túmulo e ali ficou, até se juntar ao dono lá no céu, para onde também vão os cachorros. O crânio de Sarampo está exposto no Museu Dona Beja.
Um dos filhos de Adolpho, Mizael Aguiar, lançou em 2005 o livro "Sarampo - A verdade" onde conta essa história quase incompreensível, com depoimentos de 186 pessoas que testemunharam a incrível capacidade do cachorro.

Comentários

  1. Mario,

    Parabéns pela reportagem, é no mínimo curioso o comportamento dos animais. A cada dia nos surpreendemos com eles.

    Soraya

    ResponderExcluir
  2. Os animais quando bem treinados, são capazes de proezas incríveis. Meus pais tinham um cachorro que pegava o jornal e fazia muitas graçinhas.
    Já conhecia a história do Cão Sarampo, tem um vídeo no youtube com uma entrevista com o filho do dono dele, vale a pena ver.

    ResponderExcluir
  3. Ola Sou Mizael Aguiar autor do livro.
    Legal que estejam divulgando a história de Sarampo.
    Grande abraço à todos

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Mizael pelo seu comentário. De fato a história do cão Sarampo e seu pai é muito interessante, e merece ser divulgada. Estou lendo o seu livro e em breve vou escrever um post sobre ele.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Mizael obrigado pelo envio das fotos do cão Sarampo.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Acabei de ler o livro e tenho que fazer uma correção: O funeral que e cão acompanhou, foi o do PAI do dono. Sarampo morreu antes do dono (em 30-11-1966).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ogros - Do Folclore Europeu ao Shrek da DreamWorks

Uma criatura mitológica, meio homem, meio monstro. Sempre caracterizado com proporções avantajadas em relação a um ser humano normal, é geralmente gordo, careca e sujo. Pode ter um ou dois olhos, chifres e grandes dentes. Reza a lenda que vivem em florestas isoladas e escuras. Retratados em antigos folclores europeus e contos de fadas como devoradores de humanos, a exemplo do ogro de "O Pequeno Polegar". Só neste século ganharam uma cara mais simpática, com o desenho animado "Shrek", da DreamWorks, em que o protagonista é um ogro verde engraçado, mal-educado e bonzinho que se apaixona por uma princesa. Novas versões do monstro também estão presentes em vários jogos de estratégia para computadores. Por fim, ainda hoje os ogros correspondem no sentido metafórico a pessoas desagradáveis, que exploram, agridem e perturbam os demais. O nome "ogro" vem do francês e acredita-se que o termo tenha sido inspirado pelos trabalhos do autor italiano Giambattista Ba

Nova Friburgo - "A Suiça Brasileira"

Nova Friburgo é uma cidade serrana que encanta pelo seu clima e pela natureza exuberante. Localiza-se no centro-norte do estado do Rio de Janeiro, na mesorregião do centro fluminense a uma altitude de 846 metros, ficando a 131 km da capital carioca, 450 km de Belo Horizonte-MG e 590 km de Vitória-ES. Sua população estimada em 2009 era de aproximadamente 180 mil habitantes. Em uma região que compreende cerca de 12 municípios do centro norte Fluminense é a segunda maior cidade atrás apenas de Petrópolis. Colonizada inicialmente por 261 famílias Suíças por volta de 1818 o município foi batizado em homenagem à cidade de Fribourg (Friburgo em português) de onde partiram a maioria das famílias. Nova Friburgo foi a primeira colônia fundada no Brasil que não era formada por portugueses, tornando-se assim a verdadeira “Suíça Brasileira”. Cidade de clima agradável é considerada a mais fria do estado. Chegando a registrar temperaturas abaixo de zero em períodos do dia durante o inverno. Há reg