Pular para o conteúdo principal

Empresa Norte-Americana desenvolve traje robótico.


Geralmente vemos filmes como o Homem de Ferro e Robocop como mera Ficção Científica, porém, as empresas de pesquisas tecnológicas ligadas ao governo dos Estados Unidos, a muito tempo estão buscando uma forma de produzir um super-soldado. Recentemente a companhia norte-americana de pesquisa Raytheon divulgou durante um evento em Salt Lake City a segunda geração de seu exoesqueleto robótico XOS2, uma armadura desenvolvida para o exército dos EUA que permite a seu usuário dispor de força e resistência ampliadas.“O novo traje robótico é mais leve, mais ágil e mais rápido que seu antecessor, e consome 50% menos energia. Seu novo design o torna mais resistente”, informa a companhia em seu site.
O traje e construído a partir de uma combinação de estruturas metálicas, sensores, atuadores e controladores, e é alimentado por um sistema hidráulico de alta pressão.
A ação robótica do traje está sendo projetada para ajudar com desafios de logística enfrentados pelas forças armadas dentro e fora de combate. A princípio a idéia é reduzir o impacto de ações repetitivas e trabalhos pesados que possam levar a lesões ortopédicas.

Um soldado utilizando o traje XOS 2 realiza o levantamento de 90 quilos com facilidade, reduzindo a tensão e o esforço, ainda segundo a nota divulgada é possível realizar sozinho o trabalho de dois ou três soldados de forma mais rápida. Com a implantação do exoesqueleto em operações, as forças armadas pretendem designar o pessoal militar para tarefas mais estratégicas.
“Dispor de exoesqueletos é inevitável, na minha opinião”, afirmou Fraser Smith, vice-presidente de operações da Raytheon Sarcos. “Há uma demanda desesperada por eles, e acredito que os militares enxergam o traje como solução viável para diversas questões que eles estão tentando superar”.
De acordo com Smith, “com uma compromisso consistente [nesta pesquisa], os trajes poderiam estar em operação dentre de cinco anos”.
Durante a apresentação estiveram presentes representantes da Paramount Home Entertainment, incluindo o ator Clark Gregg (agente Phil Coulson aka da franquia Marvel ® Movie) para capturar imagens de XOS 2 para incluir em um vídeo que está sendo produzido para apoiar o lançamento de Homem de Ferro® 2 em DVD e Blu-ray.
Os números oficiais da Raytheon indicam que a companhia vendeu US$ 25 bilhões em tecnologia no ano passado, especialmente em material voltado para segurança e defesa interna.

Para saber mais, ver o vídeos e fotos do traje em alta resolução acesse: http://www.raytheon.com/

Para assistir ao video demonstrativo clique no link Vídeo demonstrativo do traje XOS 2

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Fantástico Cão Sarampo.

  Uma das histórias mais incríveis à disposição do turista em Araxá é de um cão da raça dog alemão, batizado como "Sarampo" pelo dono - Adolpho José de Aguiar, membro de uma família tradicional da cidade. Sarampo maravilhou crianças e adultos pelo país nos anos 60 ao realizar as quatro operações matemáticas e atender a pedidos de seu dono pelo telefone, como buscar cigarros ou carne no açougue e passar na farmácia e se pesar. Às perguntas de Adolpho que cabiam respostas numéricas Sarampo respondia com latidos. Um fato interessante envolvendo a história de Sarampo ocorreu quando Araxá recebia uma comitiva comercial da Rússia, chefiada pelo próprio embaixador russo no Brasil. Após o jantar, exibiram aos russos as proezas de Sarampo, ele somou, dividiu, diminuiu e multiplicou, e quanto mais aplausos recebia, mais exibido ficava. Adolpho pediu a Sarampo que cumprimentasse cada convidado dando sua pata. Chegando em frente ao embaixador russo, Sarampo parou, sentou e o

Ogros - Do Folclore Europeu ao Shrek da DreamWorks

Uma criatura mitológica, meio homem, meio monstro. Sempre caracterizado com proporções avantajadas em relação a um ser humano normal, é geralmente gordo, careca e sujo. Pode ter um ou dois olhos, chifres e grandes dentes. Reza a lenda que vivem em florestas isoladas e escuras. Retratados em antigos folclores europeus e contos de fadas como devoradores de humanos, a exemplo do ogro de "O Pequeno Polegar". Só neste século ganharam uma cara mais simpática, com o desenho animado "Shrek", da DreamWorks, em que o protagonista é um ogro verde engraçado, mal-educado e bonzinho que se apaixona por uma princesa. Novas versões do monstro também estão presentes em vários jogos de estratégia para computadores. Por fim, ainda hoje os ogros correspondem no sentido metafórico a pessoas desagradáveis, que exploram, agridem e perturbam os demais. O nome "ogro" vem do francês e acredita-se que o termo tenha sido inspirado pelos trabalhos do autor italiano Giambattista Ba

Nova Friburgo - "A Suiça Brasileira"

Nova Friburgo é uma cidade serrana que encanta pelo seu clima e pela natureza exuberante. Localiza-se no centro-norte do estado do Rio de Janeiro, na mesorregião do centro fluminense a uma altitude de 846 metros, ficando a 131 km da capital carioca, 450 km de Belo Horizonte-MG e 590 km de Vitória-ES. Sua população estimada em 2009 era de aproximadamente 180 mil habitantes. Em uma região que compreende cerca de 12 municípios do centro norte Fluminense é a segunda maior cidade atrás apenas de Petrópolis. Colonizada inicialmente por 261 famílias Suíças por volta de 1818 o município foi batizado em homenagem à cidade de Fribourg (Friburgo em português) de onde partiram a maioria das famílias. Nova Friburgo foi a primeira colônia fundada no Brasil que não era formada por portugueses, tornando-se assim a verdadeira “Suíça Brasileira”. Cidade de clima agradável é considerada a mais fria do estado. Chegando a registrar temperaturas abaixo de zero em períodos do dia durante o inverno. Há reg