Pular para o conteúdo principal

Nova Friburgo - "A Suiça Brasileira"

Nova Friburgo é uma cidade serrana que encanta pelo seu clima e pela natureza exuberante. Localiza-se no centro-norte do estado do Rio de Janeiro, na mesorregião do centro fluminense a uma altitude de 846 metros, ficando a 131 km da capital carioca, 450 km de Belo Horizonte-MG e 590 km de Vitória-ES. Sua população estimada em 2009 era de aproximadamente 180 mil habitantes. Em uma região que compreende cerca de 12 municípios do centro norte Fluminense é a segunda maior cidade atrás apenas de Petrópolis.
Colonizada inicialmente por 261 famílias Suíças por volta de 1818 o município foi batizado em homenagem à cidade de Fribourg (Friburgo em português) de onde partiram a maioria das famílias.
Nova Friburgo foi a primeira colônia fundada no Brasil que não era formada por portugueses, tornando-se assim a verdadeira “Suíça Brasileira”.
Cidade de clima agradável é considerada a mais fria do estado. Chegando a registrar temperaturas abaixo de zero em períodos do dia durante o inverno. Há registros de temperaturas negativas e até neve ao longo do século XIX.
Estrada para Lumiar e São Pedro da Serra
Com muitas áreas verdes de Mata Atlântica preservadas, as quedas d’água cristalinas e belas paisagens são motivo para guardar na memória. Passeando pelos circuitos turísticos, alem de entrar em contato direto com a natureza ideal para caminhadas, são convidativas e aconchegantes as instalações de hotéis e pousadas, a culinária também proporciona momentos de prazer.
Em Nova Friburgo você precisa conhecer Lumiar e São Pedro da Serra duas vilas que se completam oferecendo ao visitante inúmeras opções de lazer. De beleza natural impressionante, como as corredeiras do Rio Macaé, o Encontro dos Rios, extensas regiões de Mata Atlântica preservada, piscinas naturais e muitas trilhas para serem percorridas de jipe, moto, bicicleta ou a pé.
O Nova Friburgo Country Clube é um dos pontos turísticos da cidade. Possui uma área de 225 mil metros quadrados, dos quais 80 mil fazem parte de um belíssimo jardim. Foi construído para ser a residência de Antonio Clemente Pinto – Barão de Nova Friburgo.
No ano de 1913, o imóvel foi vendido pelos sucessores do Barão de Nova Friburgo, sendo o seu patrimônio hoje gerido por uma sociedade civil sem fins lucrativos.
Além de ser um dos cartões postais da cidade, o local é também palco de festas e de expressivos eventos.
Nova Friburgo Country Club
Parte do clube é aberta à visitação pública, enquanto algumas de suas dependências funcionam exclusivamente para os associados ou ocasiões especiais.
A Queijaria Escola de Nova Friburgo foi inaugurada em 1987, desenvolve sua produção de queijos, tendo como base as consagradas técnicas dos Mestres Suíços. Pode-se acompanhar a fabricação, degustar e comprar os mais variados tipos de queijo.
Em seu complexo a queijaria possui lojas e um pavilhão de artesanato onde você irá encontrar trabalhos exclusivos e premiados dos artistas e artesões locais.
Conta também com a Chocolataria Escola e o Museu da Imigração Suíça.
Apiário Amigos da Terra
O Apiário Amigos da Terra além de vender mel e produtos feitos a partir dele, como as misturas com agrião, própolis e poejo, e os pães de mel, é um ótimo passeio para se fazer com a família, pois conta com o Museu do Mel e uma linda praça com play-ground. Na visita guiada, os interessados aprendem sobre as abelhas, a história da apicultura e vêem uma exposição de colméias.
A cidade é o principal pólo de moda intima do Brasil, onde ocorre anualmente a FEVEST, a Feira Brasileira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima, realizada no Nova Friburgo Country Clube é considerada a maior feira de moda intima da América Latina.
Outro evento importante e o Festival de Inverno realizado pelo SESC Rio com apoio do Sistema Fecomércio RJ, acontece de 17 de julho a 3 de agosto com Shows musicais de diversos gêneros, espetáculos teatrais e de dança, concertos eruditos e clássicos, mostras de cinema, literatura e atividades culturais diversas.
Apiário Amigos da Terra
Anualmente realizado no Nova Friburgo Country Clube, o Festival de Queijos e Vinhos já é festa tradicional na região e atrai muitos turistas interessados em muita música e saborosos queijos e vinhos.
Além desses eventos Nova Friburgo realiza todos os anos, os tradicionais desfiles das escolas de samba na Avenida Alberto Braune. Durante o carnaval cinco escolas de samba e quatro blocos de enredo, além dos blocos de embalo, animam a cidade. Em 2008 foi inaugurado o Teatro Municipal Ariano Suassuna na Praça do Suspiro, no centro, que vai trazer para a cidade e região grandes espetáculos teatrais, além de musicais e eventos em geral.
E por falar em música, não podemos esquecer das centenárias Bandas de Música Euterpe(1) e Campesina(2) Friburguense que fazem concertos de graça para a população na Praça Dermeval Barbosa todo os segundo e quarto sábados do mês.

(1) A Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense, fundada em 26 de fevereiro de 1863 pelo Professor e Maestro português Senhor Samuel Antonio dos Santos, é a mais antiga expressão Artística e cultural de Nova Friburgo. A Euterpe, hoje, com seus 143 anos de atividades ininterruptas, torna-se a Banda de Música Civil mais antiga do Estado do Rio de Janeiro.
(2) A Sociedade Musical Beneficente Campesina Friburguense foi fundada por um grupo de republicanos e abolicionistas liderados pelo Major Augusto Marques Braga em 06 de janeiro de 1870. Teve, como primeiro Maestro, o renomado Mestre: Presciliano José da Silva, natural do Rio de Janeiro e Catedrático pelo Conservatório de Música de Milão, Itália.

Comentários

  1. Mais uma boa matéria, essa sobre Nova Friburgo.
    Não conheço a cidade mas tenho amigos que já visitaram e realmente comentaram que é um belo lugar com muita natureza preservada, e uma boa culinária. Gostei da ideia de postar mais fotos fica mais intuítivo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Nova Friburgo é de fato uma cidade com muito verde, tem um bom carnaval (para todos os gostos) bons restaurantes e pousadas.
    Adorei a postagem sobre Dragões, sugiro que você pesquise mais temas assim,fale algo sobre as múmias.
    Poste uma lista das cidades que tenham trens turísticos.
    Você esqueceu de falar sobre o teleférico de Friburgo.
    Fuiiiiiii.....

    ResponderExcluir
  3. Vocês vão me desculpar mas Nova Friburgo só tem de belo as paisagens naturais preservadas, o centro da cidade é muito feio. As ruas com aquele calçamento de pedra, parece que a cidade está no século passado.
    Essa tal do carnaval é a pior delas. Vc quer ver Suiça Brasileira vai procurar no Sul.

    ResponderExcluir
  4. Penso que todo comentário é bem vindo desde que seja construtivo. Pelo que pude entender o fato de falar de Nova Friburgo não quer dizer que é a cidade mais bonita do país. E acho que o autor da matéria comparou a Suiça Brasileira, não pela beleza puramente dita, mas porque que a cidade está associada a fatos históricos que ajudam a construir a história deste país. Tão rico por ter sido colonizado por diferentes povos e assim ter uma cultura tão diversificada.

    Penso também que cada lugar tem suas belezas e suas riquezas, mas depende do ponto de vista de quem está avaliando e para qual propósito. Acho que o Sul tem suas maravilhas, é uma região que encanta pelas suas paisagens, pelo seu povo, pelas suas características, eventos, enfim por vários fatores. Mas Nova Friburgo assim como outras cidades também tem suas belezas, dependendo do ponto de vista em que se foca o olhar.
    Tudo na vida tem os dois lados, o bom e o que não é tão bom assim.

    Detalhe: Não sou de Nova Friburgo e nem nasci no estado do Rio de Janeiro, mas costumo viajar e visitar muitos lugares e sempre que saio a passeio ou a trabalho tento sempre tirar proveito do que existe de melhor para o meu aprendizado e experiência. Exemplo: Ouro Preto não é uma cidade bonita, as ruas são construídas com paralelepípedos, só tem ladeira e fama de um ótimo carnaval, mas é uma cidade que tem um valor histórico inestimável,só indo lá para saber.

    Existem milhões de outras cidades dentro e fora do Brasil que são assim. Tudo é uma questão de ponto de vista.

    Mario continue escrevendo pois seu blog está muito legal e instrutivo para quem sabe apreciar.

    ResponderExcluir
  5. Soraya em primeiro lugar vc é a editora do blog? Penso que não. Mora em Nova Friburgo? Pelo que vc escreveu não. Então porque está tão incomodada com o meu comentário?
    Não estou criticando a postagem, estou falando da cidade.
    Para quem gosta de turismo natural é tudo de bom.
    Agora quem busca uma cidade moderna, é melhor procurar outro lugar.
    E por falar em Ouro Preto o DNA é outro, lá é uma cidade Histórica.
    Não me venha comparar Ouro Preto com Nova Friburgo.
    Mário não tenho nada contra vc, moro em São Paulo é como muitos admiro seu blog. Só quero ter o direito de me expressar.
    Espero que vc poste meu comentário.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Fantástico Cão Sarampo.

  Uma das histórias mais incríveis à disposição do turista em Araxá é de um cão da raça dog alemão, batizado como "Sarampo" pelo dono - Adolpho José de Aguiar, membro de uma família tradicional da cidade. Sarampo maravilhou crianças e adultos pelo país nos anos 60 ao realizar as quatro operações matemáticas e atender a pedidos de seu dono pelo telefone, como buscar cigarros ou carne no açougue e passar na farmácia e se pesar. Às perguntas de Adolpho que cabiam respostas numéricas Sarampo respondia com latidos. Um fato interessante envolvendo a história de Sarampo ocorreu quando Araxá recebia uma comitiva comercial da Rússia, chefiada pelo próprio embaixador russo no Brasil. Após o jantar, exibiram aos russos as proezas de Sarampo, ele somou, dividiu, diminuiu e multiplicou, e quanto mais aplausos recebia, mais exibido ficava. Adolpho pediu a Sarampo que cumprimentasse cada convidado dando sua pata. Chegando em frente ao embaixador russo, Sarampo parou, sentou e o

Ogros - Do Folclore Europeu ao Shrek da DreamWorks

Uma criatura mitológica, meio homem, meio monstro. Sempre caracterizado com proporções avantajadas em relação a um ser humano normal, é geralmente gordo, careca e sujo. Pode ter um ou dois olhos, chifres e grandes dentes. Reza a lenda que vivem em florestas isoladas e escuras. Retratados em antigos folclores europeus e contos de fadas como devoradores de humanos, a exemplo do ogro de "O Pequeno Polegar". Só neste século ganharam uma cara mais simpática, com o desenho animado "Shrek", da DreamWorks, em que o protagonista é um ogro verde engraçado, mal-educado e bonzinho que se apaixona por uma princesa. Novas versões do monstro também estão presentes em vários jogos de estratégia para computadores. Por fim, ainda hoje os ogros correspondem no sentido metafórico a pessoas desagradáveis, que exploram, agridem e perturbam os demais. O nome "ogro" vem do francês e acredita-se que o termo tenha sido inspirado pelos trabalhos do autor italiano Giambattista Ba