Um passeio de Maria Fumaça entre Ouro Preto e Mariana encanta crianças, jovens e adultos. Esse encanto pelo passeio já começa no embarque na pequena estação de Ouro Preto.
No final de 2008 tive o prazer de realizar um sonho de criança, recebi um convite especial para conhecer o projeto Trem da Vale, após visitar a estação e o museu anexo tive meu primeiro contato com a locomotiva, fiquei muito impressionado com a manobra que ela estava realizando sobre a rotunda, “mecanismo pelo qual a locomotiva inverte sua posição na linha férrea e, com uma curta manobra, engata-se novamente aos vagões para regressar a Mariana.
Restaurada em 2006, a estrada de ferro, com seus 18 quilômetros, recebe agora os turistas, que têm mais um motivo para conhecer e penetrar nos segredos de Minas. Nestes espaços, sobretudo nas estações de Ouro Preto e Mariana, desenvolvem-se as ações do Programa Trem da Vale.
A locomotiva de 1949 tem interior de madeira e desenho semelhante às composições do final do século XIX. A viagem até Mariana é curta, são apenas 18 quilômetros percorridos em menos de uma hora, mas a sensação de viajar no tempo é garantida. No cenário, paisagens típicas de Minas Gerais, formadas por cachoeiras e montanhas. O passeio acontece nos finais de semana e feriados.
A locomotiva a vapor foi criada no início do século XIX, na Inglaterra. No Brasil, chegou em meados do século, mas se espalhou pelo país nos anos 1900, junto com as ferrovias.
A locomotiva do Trem da Vale foi fabricada pela Skoda, na República Tcheca, em 1949. O modelo Loco 201 se movimenta a velocidade máxima de 60 quilômetros por hora (km/h). A velocidade média do percurso Ouro Preto-Mariana é de 20 a 25 km/h. A Loco 201 foi encomendada para a ferrovia Santa Fé, nos Estados Unidos. Foi comprada pela Ferrocarril, da Argentina. Em 1980, a Rede Ferroviária Federal (RFF) comprou a locomotiva para trabalhar em Santa Catarina, de onde foi trazida para as viagens do Trem da Vale.
A história da construção da ferrovia de Ouro Preto, iniciada em 1883, e depois do seu prolongamento até Mariana, concluído somente em 1914, assim como a história de todo o século XIX, é capítulo importante na trajetória das duas cidades. Foi um sonho acalentado durante muito tempo, já que a locomotiva naqueles idos era um modelo de prosperidade. Mensageira do progresso e da civilização, a locomotiva a vapor invadiu o imaginário dos homens do século XIX e garantiu a entrada das diferentes nações do mundo na era industrial moderna.
Para que a ferrovia chegasse a Ouro Preto e Mariana, foram necessários anos de espera e prodigiosas obras de engenharia, tamanhas eram as barreiras impostas pelas condições dos terrenos e da topografia da região.
Era preciso substituir o sonho do ouro por outro. E o trem permitia isso.
Foi ainda, no final do século XIX, com o advento da ferrovia, que se delineou o novo rumo do desenvolvimento econômico da região, tanto em relação à industrialização quanto ao aproveitamento das suas riquezas minerais, velho sonho dos mineiros que já não podiam contar mais com o ouro.
Achei fantástica esta postagem sobre o Trem da Vale, as cidades de Ouro Preto e Mariana são patrimônio cultural da humanidade. O Brasil precisa valorizar as ferrovias imaginem quantos caminhões sairiam das rodovias se tivessemos uma boa malha ferroviária. Melhoraria muito o transito.
ResponderExcluirConcordo com o Marcio. Os governantes deveriam incentivar as ferrovias como uma forma de desafogar o transito nas rodovias.
ResponderExcluirTambém já fiz o passeio entre Ouro Preto e Mariana é realmente fantástico. Acho que vc deveria fazer novas matérias sobre ferrovias.
Parabéns pelo conteúdo.
Mário Rambaldi, parabéns pelo conteúdo das postagens. Você escolhe temas simples e interessantes, achei muito bom este sobre a ferrovia.
ResponderExcluirLí o perfil dos seguidores do seu blog e gostaria de dar uma sugestão; SolJanuzi que acredito seja Solange atua na área de informática, por que vcs não se reunem e editam um blog com dicas para os usuários na mesma linguagem e seriedade que vc trata suas postagens? Pode ser Interessante.
Oi Mário, parabens pelo seu BLOG; as matérias estão muito boas e felizmente, os comentários estão vindo de leitores sérios que buscam a boa informação. A Internet carece de postagens e leiores interessados na cultura e desenvolvimento intelectual.Quanto à idéia lançada pelo Eduardo Costa, podemos pensar no assunto e tocarmos um projeto futuramente.
ResponderExcluir