Pular para o conteúdo principal

Locomotivas a Vapor - Mensageiras do Progresso.

Um passeio de Maria Fumaça entre Ouro Preto e Mariana encanta crianças, jovens e adultos. Esse encanto pelo passeio já começa no embarque na pequena estação de Ouro Preto.
No final de 2008 tive o prazer de realizar um sonho de criança, recebi um convite especial para conhecer o projeto Trem da Vale, após visitar a estação e o museu anexo tive meu primeiro contato com a locomotiva, fiquei muito impressionado com a manobra que ela estava realizando sobre a rotunda, “mecanismo pelo qual a locomotiva inverte sua posição na linha férrea e, com uma curta manobra, engata-se novamente aos vagões para regressar a Mariana.
Restaurada em 2006, a estrada de ferro, com seus 18 quilômetros, recebe agora os turistas, que têm mais um motivo para conhecer e penetrar nos segredos de Minas. Nestes espaços, sobretudo nas estações de Ouro Preto e Mariana, desenvolvem-se as ações do Programa Trem da Vale.
A locomotiva de 1949 tem interior de madeira e desenho semelhante às composições do final do século XIX. A viagem até Mariana é curta, são apenas 18 quilômetros percorridos em menos de uma hora, mas a sensação de viajar no tempo é garantida. No cenário, paisagens típicas de Minas Gerais, formadas por cachoeiras e montanhas. O passeio acontece nos finais de semana e feriados.
A locomotiva a vapor foi criada no início do século XIX, na Inglaterra. No Brasil, chegou em meados do século, mas se espalhou pelo país nos anos 1900, junto com as ferrovias.
A locomotiva do Trem da Vale foi fabricada pela Skoda, na República Tcheca, em 1949. O modelo Loco 201 se movimenta a velocidade máxima de 60 quilômetros por hora (km/h). A velocidade média do percurso Ouro Preto-Mariana é de 20 a 25 km/h. A Loco 201 foi encomendada para a ferrovia Santa Fé, nos Estados Unidos. Foi comprada pela Ferrocarril, da Argentina. Em 1980, a Rede Ferroviária Federal (RFF) comprou a locomotiva para trabalhar em Santa Catarina, de onde foi trazida para as viagens do Trem da Vale.
A história da construção da ferrovia de Ouro Preto, iniciada em 1883, e depois do seu prolongamento até Mariana, concluído somente em 1914, assim como a história de todo o século XIX, é capítulo importante na trajetória das duas cidades. Foi um sonho acalentado durante muito tempo, já que a locomotiva naqueles idos era um modelo de prosperidade. Mensageira do progresso e da civilização, a locomotiva a vapor invadiu o imaginário dos homens do século XIX e garantiu a entrada das diferentes nações do mundo na era industrial moderna.
Para que a ferrovia chegasse a Ouro Preto e Mariana, foram necessários anos de espera e prodigiosas obras de engenharia, tamanhas eram as barreiras impostas pelas condições dos terrenos e da topografia da região.
Era preciso substituir o sonho do ouro por outro. E o trem permitia isso.
Foi ainda, no final do século XIX, com o advento da ferrovia, que se delineou o novo rumo do desenvolvimento econômico da região, tanto em relação à industrialização quanto ao aproveitamento das suas riquezas minerais, velho sonho dos mineiros que já não podiam contar mais com o ouro.

Comentários

  1. Achei fantástica esta postagem sobre o Trem da Vale, as cidades de Ouro Preto e Mariana são patrimônio cultural da humanidade. O Brasil precisa valorizar as ferrovias imaginem quantos caminhões sairiam das rodovias se tivessemos uma boa malha ferroviária. Melhoraria muito o transito.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Marcio. Os governantes deveriam incentivar as ferrovias como uma forma de desafogar o transito nas rodovias.
    Também já fiz o passeio entre Ouro Preto e Mariana é realmente fantástico. Acho que vc deveria fazer novas matérias sobre ferrovias.
    Parabéns pelo conteúdo.

    ResponderExcluir
  3. Mário Rambaldi, parabéns pelo conteúdo das postagens. Você escolhe temas simples e interessantes, achei muito bom este sobre a ferrovia.
    Lí o perfil dos seguidores do seu blog e gostaria de dar uma sugestão; SolJanuzi que acredito seja Solange atua na área de informática, por que vcs não se reunem e editam um blog com dicas para os usuários na mesma linguagem e seriedade que vc trata suas postagens? Pode ser Interessante.

    ResponderExcluir
  4. Oi Mário, parabens pelo seu BLOG; as matérias estão muito boas e felizmente, os comentários estão vindo de leitores sérios que buscam a boa informação. A Internet carece de postagens e leiores interessados na cultura e desenvolvimento intelectual.Quanto à idéia lançada pelo Eduardo Costa, podemos pensar no assunto e tocarmos um projeto futuramente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Fantástico Cão Sarampo.

  Uma das histórias mais incríveis à disposição do turista em Araxá é de um cão da raça dog alemão, batizado como "Sarampo" pelo dono - Adolpho José de Aguiar, membro de uma família tradicional da cidade. Sarampo maravilhou crianças e adultos pelo país nos anos 60 ao realizar as quatro operações matemáticas e atender a pedidos de seu dono pelo telefone, como buscar cigarros ou carne no açougue e passar na farmácia e se pesar. Às perguntas de Adolpho que cabiam respostas numéricas Sarampo respondia com latidos. Um fato interessante envolvendo a história de Sarampo ocorreu quando Araxá recebia uma comitiva comercial da Rússia, chefiada pelo próprio embaixador russo no Brasil. Após o jantar, exibiram aos russos as proezas de Sarampo, ele somou, dividiu, diminuiu e multiplicou, e quanto mais aplausos recebia, mais exibido ficava. Adolpho pediu a Sarampo que cumprimentasse cada convidado dando sua pata. Chegando em frente ao embaixador russo, Sarampo parou, sentou e o

Ogros - Do Folclore Europeu ao Shrek da DreamWorks

Uma criatura mitológica, meio homem, meio monstro. Sempre caracterizado com proporções avantajadas em relação a um ser humano normal, é geralmente gordo, careca e sujo. Pode ter um ou dois olhos, chifres e grandes dentes. Reza a lenda que vivem em florestas isoladas e escuras. Retratados em antigos folclores europeus e contos de fadas como devoradores de humanos, a exemplo do ogro de "O Pequeno Polegar". Só neste século ganharam uma cara mais simpática, com o desenho animado "Shrek", da DreamWorks, em que o protagonista é um ogro verde engraçado, mal-educado e bonzinho que se apaixona por uma princesa. Novas versões do monstro também estão presentes em vários jogos de estratégia para computadores. Por fim, ainda hoje os ogros correspondem no sentido metafórico a pessoas desagradáveis, que exploram, agridem e perturbam os demais. O nome "ogro" vem do francês e acredita-se que o termo tenha sido inspirado pelos trabalhos do autor italiano Giambattista Ba

Nova Friburgo - "A Suiça Brasileira"

Nova Friburgo é uma cidade serrana que encanta pelo seu clima e pela natureza exuberante. Localiza-se no centro-norte do estado do Rio de Janeiro, na mesorregião do centro fluminense a uma altitude de 846 metros, ficando a 131 km da capital carioca, 450 km de Belo Horizonte-MG e 590 km de Vitória-ES. Sua população estimada em 2009 era de aproximadamente 180 mil habitantes. Em uma região que compreende cerca de 12 municípios do centro norte Fluminense é a segunda maior cidade atrás apenas de Petrópolis. Colonizada inicialmente por 261 famílias Suíças por volta de 1818 o município foi batizado em homenagem à cidade de Fribourg (Friburgo em português) de onde partiram a maioria das famílias. Nova Friburgo foi a primeira colônia fundada no Brasil que não era formada por portugueses, tornando-se assim a verdadeira “Suíça Brasileira”. Cidade de clima agradável é considerada a mais fria do estado. Chegando a registrar temperaturas abaixo de zero em períodos do dia durante o inverno. Há reg